Conflito Israelo-Palestiniano

Segunda Intervenção no Líbano

  Apesar de todos estes conflitos com os palestinianos, as frentes de luta que os israelitas têm que suportar são maiores. No norte de Israel, existiu também, a par das intervenções em Gaza uma guerra, mas desta vez com o Líbano ou mais propriamente com o grupo terroristas que controla ou controlava o sul do Líbano. Este grupo dá pelo nome de Hezbollah. Este grupo foi criado aquando da primeira intervenção de Israel no Líbano. É também responsável pela segunda intervenção, pois esta surgiu após um ataque desta milícia ter vitimado 9 soldados israelitas em 12de Julho de 2006. Após este ataque iniciaram-se os bombardeamentos a partir do sul do Líbano.

Israel como resposta a estes ataques invadiu o sul do Líbano causando grandes prejuízos ao Líbano tanto a nível de vidas civis como de infra-estruturas uma vez que o bombardeamento era aleatório. Para Israel também existiram consequências, para alem da morte de alguns soldados, os habitantes do norte tiveram que abandonar as suas casas e fugir.

Esta intervenção durou cerca de um mês e ceifou a vida a 120 soldados israelitas e a mais de 1000 libaneses civis. O cessar-fogo foi negociado pelos EUA e pela França, ficou acordado o fim dos ataques mútuos entre o Hezbollah e Israel e a entrada de tropas internacionais para o território a sul do rio Litani junto a fronteira.

Picture
Picture