Conflito Israelo-Palestiniano
    Em 1967, dão-se novas movimentações militares contra Israel expulsando as forças de paz da ONU e bloqueando o acesso de Israel ao Mar Vermelho e prevendo um ataque iminente destas nações, Israel inicia a Guerra dos Seis Dias (5 a 10 de Junho de 1967) e com isso volta a conquistar as regiões da Faixa de Gaza, Monte Sinai, Colinas de Golã, Cisjordânia e Jerusalém oriental. 
   Entre 1968 e 1970, o Egipto leva a cabo uma Guerra de Desgaste contra Israel e alvos israelitas ao redor do mundo, incluindo um massacre de atletas israelitas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique na Alemanha. Israel reagiu com a Operação Cólera de Deus, no qual os responsáveis pelo massacre de Munique foram encontrados executados.
   A 6 de Outubro de 1973 os exércitos do Egipto e da Síria atacaram de surpresa Israel durante a celebração do Yom Kippur, com o objectivo de reconquistarem os territórios que tinham perdido. A Guerra do Yom Kippur (1973) começou quando Egipto e Síria lançaram um ataque surpresa em conjunto, no dia do jejum judeu, no Sinai e nas Colinas de Golã. Os egípcios e sírios avançaram durante as primeiras 48 horas, após o que o conflito começou a balançar em favor de Israel. Na segunda semana da guerra, os sírios foram completamente expulsos das Colinas de Golã. No Sinai ao sul, os israelitas atacaram o ponto de encontro de dois exércitos egípcios invasores, cruzaram o Canal de Suez (antiga linha de cessar-fogo), e cortaram todo o exército egípcio assim que um cessar-fogo das Nações Unidas entrou em vigor.
As tropas israelitas finalmente retiraram-se da região oeste do canal e os egípcios mantiveram as suas posições sobre uma estreita faixa no leste permitindo-lhes a reabrir o Canal de Suez e clamar a vitória.
   Em finais dos anos 70, Israel e Egipto fazem um acordo de paz e a região de Sinai é devolvida ao Egipto. Menos um problema para o estado de Israel.
   Em 1982, Israel invade o Líbano numa tentativa de neutralizar os ataques realizados pela OLP a partir deste país. Em 1987 explode a Intifada(é a revolta do povo árabe-palestiniano contra a presença israelita nos territórios que teoricamente seriam palestinianos).

   Em 1988, a OLP proclamou o estabelecimento de um estado palestiniano. O principal líder da organização foi o egípcio Yasser Arafat, falecido em 2004. Arafat, após anos de luta contra Israel, renegou a luta armada, a violência e o terrorismo e iniciou as negociações que levaram aos Acordos de Paz de Oslo.

 

 
Picture