Conflito Israelo-Palestiniano

Title.

Picture
Com o eclodir do conflito refugiam-se em Gaza criando um enorme campo de refugiados (daí a luta estar “centrada”na Faixa de Gaza)

Divisão das terras da Palestina, a verde o que é agora a Palestina e a amarelo, Israel. Podem ver do lado esquerdo Gaza, onde os refugiados Palestinianos se esconderam e exigem agora voltar para as terras de onde são originários (embora já nem metade da população Palestiniana em Gaza tenha nascido de facto na Palestina)

As acções de guerrilha e terroristas levadas a cabo, contra Israel, proveniente do Egipto, bem como a ocupação, nacionalização e bloqueio do Canal do Suez, estão na origem da Guerra do Sinai em Outubro de 1956. Israel, juntamente com a França e com o Reino Unido Israel libertam o Canal do Suez. Os exércitos israelitas avançam pelo Sinai mas são obrigados a recuar, tanto pela URSS como pelos EUA.

Infelizmente os ataques oriundos dos seus vizinhos árabes não param e a partir de 1964 os Palestinianos criam a OLP (Organização para a Libertação Palestiniana) que foi concebida sob o lema "a luta armada como única forma de libertar a pátria”, pois queriam ver o que era desde há muito tempo seu de volta e destruir o estado de Israel. As regiões fronteiriças de Israel são sistematicamente alvejadas e os seus habitantes mortos.